No entorno imediato encontram-se edificações verticais (de até 20 pavimentos, harbor, paisaggio) e horizontais (bosque imperial), colégios (Monteiro Lobato, Poliedro) e faculdades (Liceu Católico e FAAP).
Há também vários centros comerciais (Shopping Colinas, Centro Comercial Le Classic e Aquarius), entre outras edificações públicas e privadas; o Monumento 100 Anos Do Japão No Brasil; e praças, entre elas a Ulisses Guimarães, conhecida também como Pracinha do Aquarius.
O partido arquitetônico começou com um estudo de posicionamento do terreno em relação a insolação, ventilação e potencial cênico. As faces norte e sul possuem edificações acima de 15 pavimentos, que proporcionam sombreamentos adequados devido ao sol do meio-dia da face norte e ao bloqueio dos ventos mais fortes, originados pela face sul.
Além disso, a face leste faz divisa com um condomínio residencial horizontal, o Bosque Imperial, que tem no máximo dois pavimentos e cuja face oeste situa-se na Avenida São João, única via de acesso ao lote. Nos dois casos, há potenciais cênicos e paisagísticos com possibilidades de contemplação de vistas para a cidade (lado leste) e para uma vegetação abundante de árvores frondosas nos jardins do colégio e do Liceu Católico. Outros fatores contribuíram para o partido: as limitações do gabarito de altura em até 8,7 metros, e os espaços amplos para abrigar o extenso programa de necessidades do museu, biblioteca e auditório.